A avaliação da disciplina Meios Impressos um terá como principal (não o único) componente a apresentação de uma pesquisa sobre um determinado veículo de comunicação impressos(veja lista no próximo post), considerando seu posicionamento de mercado, a linguagem editorial utilizada para dialogar com seu público alvo, suas estratégias de marketing e relacionamento com leitores e, sobretudo, os aspectos de linguagem visual no contexto de cada veículo.
Os trabalhos serão apresentados nos dias 23 e 24 de novembro, impreterivelmente. Nestes dias não haverá aula de Estética, com o professor Silnei. As aulas de sexta e sábado serão com este professor, em sala dotada de recursos audiovisuais e acomodação para as duas turmas da disciplina.
Os trabalhos serão apresentados em duplas ou individualmente. Em hipótese alguma será aceito grupo de três. As duplas podem ser formadas por alunos matriculados em turmas diferentes (sexta e sábado).
Cada dupla terá rigorosos 15 minutos para apresentar seu trabalho, podendo-se valer de data-show e outros recursos que julgar necessário. Caso haja necessidade de algum recurso especial, favor tratar da sua viabilidade com o professo com 2 semanas de antecedência.
Abaixo, uma sugestão de roteiro para os trabalhos:
1- Perfil da publicação
a) Quem é o público alvo?
b) Quais os espaços de diálogo e interação com o público?
c) Como imagina que se constrói a pauta?
d) A publicação se divide em módulos editoriais?
2 - Questões editoriais
a) As pautas são coerentes com a definição de público alvo?
b) As pautas conseguem ser originais e criativas?
c) As reportagens operam com diversidade de fontes?
d) Qual o balanceamento entre material informativo e opinativo?
e) Predominam matérias produzidas pela redação ou oriundas de agências de notícias ou outras revistas?
3 – Sobre a linguagem visual
a) O veículo tem elementos lhe confiram uma identidade própria?
b) A diagramação auxilia o leitor a acessar as informações
c) Os elementos visuais são coerentes com a linguagem verbal?
d) As fotos e/ou ilustrações contribuíram informativamente com a publicação?
e) A publicação usa infográficos e outros recursos para facilitar a comunicação?
f) As fotos/ilustrações complementam as informações do texto?
4 – Sobre as estratégias empresariais
a) Qual a principal fonte de renda da publicação?
b) Há fontes de renda coadjuvantes (promoções, vendas, etc..)?
c) Há estratégias de marketing para comunicar com o público alvo?
d) Há versão on-line da revista? Quais suas características?
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
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