segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Diagramação - conceitos básicos

A diagramação segue três características básicas:
1. Texto em colunas, o que facilita muito a leitura nos casos de um espaço muito grande;
2. Pesos diferenciados entre títulos, subtítulos e textos;
3. Alinhamentos: centralização, justificação, à direita ou à esquerda.


O que é uma diagramação criativa?

É aquela que quebra os padrões, mínimos que sejam. Um alinhamento diferenciado, uma distribuição assimétrica ou, ainda, uma interação maior entre imagem e texto.

Organização
Pense organizadamente, dê importância às coisas.
1. Qual o objeto principal da peça? A imagem? Mas se eu tiver duas? Qual delas é a mais importante?
2. E o título? Tem que ficar na direita ou na esquerda da peça? Em cima ou embaixo?
3. Qual a melhor posição para o texto?
Assim que essas respostas estiverem claras em sua cabeça, a organização do layout estará praticamente resolvida.

Equilíbrio e Contraste
Não importa qual seja a forma do layout, os objetos que estão dispostos precisam ter um grau de importância, seja ele simétrico ou assimétrico.
1. Alinhe o bloco de texto com algum outro objeto: pode ser a foto, o título ou os dois;
2. Se você for centralizar o bloco do texto, não centralize apenas ele. Algum outro objeto na peça precisa justificar o porquê do texto estar centralizado;
3. Se você tiver mais de uma foto no layout e elas estiverem com o mesmo grau de importância, procure alinhar uma com a outra na horizontal ou vertical. Se possível, nos dois;
4. Não deixe o logotipo perdido na página. Alinhe o logotipo com algum outro objeto. Texto ou foto, tanto faz;
5. Dê importância às coisas. Não é raro se ver layouts onde título, foto e texto têm o mesmo peso visual;
6. Cuidado com as cores. A escolha pode interferir no equilíbrio da peça. Faça com que ela combine com a imagem principal da peça. Se não tiver a cor predominante na imagem, tente usar a cor do cliente ou do produto. Na dúvida, use o branco.

NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO VISUAL
O conjunto de técnicas, conhecimentos e procedimentos que buscam maior eficácia na transmissão visual de mensagens verbais ou não-verbais através dos diversos meios de comunicação seguem quatro princípios básicos:
- Proximidade
- Alinhamento
- Repetição
- Contraste

Proximidade
Para onde os olhos se dirigem? Qual é o caminho que eles seguem? Onde termina a leitura? Após a leitura, para onde os olhos vão?
O propósito básico da proximidade é o de organizar – a “leitura da peça” deve partir de um início bem-definido para um final bem-definido.
1. A ocupação ordenada da página permite espaços livres para o texto “respirar”;
2. Itens agrupados e aproximados uns dos outros são vistos como um conjunto coeso e não como um emaranhado de partes sem ligação. O leitor deve ter uma pista visual imediata da organização e do conteúdo do layout;
3. Itens relacionados entre si devem ser agrupados. Quando vários itens estão próximos, torna-se uma unidade visual, e não várias unidades individualizadas. Isso ajuda a organizar as informações e reduz a desordem;
4. A proximidade implica em uma relação, os itens se tornam uma unidade visual e não várias unidades separadas;
5. Expresse as informações graficamente, agrupando-as. O conceito de proximidade não significa que tudo precise estar próximo; significa que os elementos logicamente conectados, com algum tipo de ligação, também devem estar visualmente conectados.

O propósito básico da proximidade é o de organizar.O que evitar:
1. Evite muitos elementos separados em uma página;
2. Não coloque os itens somente nos cantos e no meio da página;
3. Evite deixar quantidades iguais de espaço em branco entre os elementos;
4. Evite criar qualquer dúvida quanto à relação dos elementos entre si
(ou seja, cada subtítulo, legenda, imagem e etc. devem estar junto a seu respectivo par, criando uma relação de proximidade).

Alinhamento
A unidade é um conceito muito importante no design. Para que todos os elementos da página tenham uma estética unificada, conectada e inter-relacionada, é preciso que haja “amarras” visuais entre os elementos separados. Um alinhamento marcante cria uma aparência sofisticada, formal, engraçada ou séria. Esteja consciente do posicionamento dos elementos na página.

1. Nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada item deve ter uma conexão visual com algo na página, não se pode jogar as coisas na página nos lugares onde houver espaço;
2. Quando os itens são alinhados na página, há uma unidade coesa, mais forte. Mesmo que os elementos estejam fisicamente separados uns dos outros, se estiverem alinhados, haverá uma linha invisível conectando-os;
3. Alinhamento centralizado dá uma aparência mais formal, mais comum e sem brilho. O alinhamento centralizado é o mais usado pelos iniciantes: é muito seguro e a sensação de usá-lo é de conforto;
4. Utilize apenas um tipo de alinhamento de texto por página. O texto deve ser todo alinhado à esquerda, ou à direita, ou centralizado ou justificado. Evite trabalhar com vários alinhamentos de texto numa mesma página;
5. Encontre uma linha e guie-se através dela. Pequenos alinhamentos contribuem para que a página fique visualmente organizada. Se você tiver uma foto ou imagem com uma lateral, ou base, bem forte e marcante, utilize-a com a linha guia colocando o texto alinhado por ela.

O propósito básico do alinhamento é o de unificar e organizar a página.
O que evitar:

1. Evite trabalhar com vários alinhamentos de texto numa mesma página;
2. Evite o alinhamento centralizado, a não ser que seu objetivo seja criar uma apresentação formal e pacata.

Repetição
Quando você cria títulos do mesmo tamanho e mesmo peso, quando coloca um fio ao final de cada página, quando usa o mesmo sinal de tópico em cada listagem, esses são exemplos de repetição criando uma consistência. O jornal é o maior exemplo de repetição; se a cada página não houver elementos comuns à página anterior, perde-se a noção de unidade. A repetição é essencial em documentos de várias páginas.
1. A repetição ajuda a organizar as informações. Ela ajuda a guiar o leitor e unificar as partes distintas da diagramação. A repetição dos elementos estabelece uma continuidade sofisticada;
2. Algum aspecto do design deve repetir-se no material inteiro. Pode ser uma fonte em bold, uma linha, um sinal, algum formato específico, relações espaciais, etc. Qualquer item que se reconheça de imediato;
3. Transforme elementos em símbolos gráficos repetitivos. Aproveite os elementos que você já estiver utilizando para fazer com que o projeto fique consistente. Padronize os títulos com tamanho e peso, por exemplo;
4. Se houver um elemento que seja pertinente, trabalhe com ele. Pode ser uma imagem, uma fonte mais desenhada, etc.: acrescente um elemento novo para criar a repetição ou escolha um simples elemento e o utilize de várias maneiras: diferentes tamanhos, cores, ângulos. Às vezes os elementos não precisam ser necessariamente os mesmos, mas que tenham relação entre eles.

O propósito básico da repetição é unificar e acrescentar interesse visual. Não subestime o interesse visual de uma página: se ela for interessante, sua leitura será mais agradável.
O que evitar:
1. Evite repetir o elemento em demasia, para que ele não se torne enfadonho ou excessivo.
2. Esteja consciente da pertinência do elemento gráfico.
3. Não transforme o elemento num item mais importante que o texto.

Contraste
O contraste é uma das maneiras mais eficazes de acrescentar algum atrativo visual a uma página, criando uma hierarquia organizacional entre diferentes elementos. O importante é que, para que o contraste seja realmente eficaz, ele deve ser forte.
1. Se dois itens não forem exatamente os mesmos, diferencie-os completamente. Cria-se o contraste quando dois elementos são diferentes. Se eles diferem um pouco mas não muito, não acontecerá um contraste mas um conflito;
2. Pode-se alcançar o contraste de várias maneiras: uma letra grande pode-se contrastar com uma pequena; uma fonte light com uma bold; um fio fino com um grosso, uma cor fria com uma quente, uma textura lisa com uma áspera, um elemento horizontal com um vertical; linhas espaçadas com linhas juntas, etc;
3. O contraste é um ponto crítico na organização das informações. O leitor sempre deveria ser capaz de, à primeira passada de olhos sobre um material, compreender exatamente o que ele representa;
4. A maneira mais fácil de trabalhar contraste é através de fontes: corpo da letra, peso e etc. Mas também use fios, espaçamento, fundos e etc;
5. Use o contraste para criar um ponto focal. Estabeleça qual deve ser o item principal, destaque-o com alinhamentos marcantes e aplique proximidade.

O propósito básico do contraste é duplo mas seus objetivos são unificados. Da mesma forma que você usa o contraste para criar um interesse sobre a página, dando uma aparência interessante e atraindo mais a leitura do outro você auxilia na organização das informações, possibilitando uma compreensão instantânea e estabelecendo um fluxo lógico de um item para outro.
O que evitar:
1. Não seja tímido.
2. Evite contrastar uma linha um pouco espessa com uma linha um pouco mais espessa.
3. Evite contrastar um texto marrom com títulos pretos.

Os quatro princípios básicos: Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste trabalham juntos para criar um efeito total. É raro aplicar-se apenas um dos princípios na elaboração de um documento.

7 comentários:

... Incansáveis experiências... disse...

Oi Gastão.

Este texto "Diagramação - conceitos básicos", é o material que você falou que iria deixar na central de cópias?

Janice

Anônimo disse...

parabéns. excelente conteúdo. muito didático.

Manhique disse...

Oi! Achei interressante ler, embora nao tenha entendido o essencial por falta de ilustração.
Sou diagramador moçambicano e infelizmente não estudei diagramação.
A gente investiga.

Manhique

Unknown disse...

Gastão,

Gostei do seu texto.Ele é bem didático...mas eu tenho algumas dúvidas. Preciso que entre em contato comigo o quanto antes. meu e-mail é marcelomesquitamarinho@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde
Você teria alguma simulação ilustrativa da arte já aplicada e paginada? Estou com um pouco de dúvida com as paginações.
Se tiveres poderia me mandar no e-mail? ameliakellerdesign@ymail.com
Agradecida!

Unknown disse...

Olá!! Gostei muito da forma prática em que os princípios básicos da diagramação foram explicados.Mas uma dúvida me acompanha e, ainda, não consegui resposta.
Na organização espacial de uma página, utlizamos o diagrama de Gutenberg ou ZOP, em que estabelecemos quais os espaços são mais importantes. Em um 'house organ', qual página é a mais importante, a da direita ou da esquerda, o mesmo se aplica para as revistas?
Fiaria muito grata em obter essa resposta.
Carla Cristina

Anônimo disse...

Me ajudou. Obrigado.